Se para muitos o rugby está presente em grande parte das conversas lá de casa, para outros tantos, durante muito tempo, o rugby não passou “daquele desporto da bola estranha” que já tinham visto na televisão. Mas muita coisa mudou para grande parte das crianças do primeiro e segundo ciclo do concelho de Guimarães graças ao Projeto – GRUFC vai à escola.
A Associação de Rugby do Norte, a Cooperativa Tempo Livre, Colégio do Ave e a Câmara Municipal de Guimarães são os grandes parceiros do projeto que tem como objetivos proporcionar a todos os alunos uma abordagem à modalidade, uma exposição aos valores que a norteiam, bem como dar a conhecer o – GRUFC – a equipa de rugby que representa Guimarães, tudo isto com numa ou em várias aulas práticas de Educação Física ministrada por técnicos do clube ou em colaboração com os professores de educação física das turmas incluídas nos diferentes projetos.
Em detalhe, a Câmara Municipal de Guimarães abraçou o projeto incluindo-o por sua vez no Projeto de Componente de Apoio à Família do primeiro ciclo que decorrerá até ao final presente ano letivo, a ARN com a presença do Diretor Técnico Regional marcou e continuará a marcar presença nas Semanas do Rugby do Colégio do Ave e a Tempo Livre inclui o rugby na segunda fase, nas meias-finais e finais do projeto Descolar 2020.
Este mega projeto para GRUFC e para a cidade de Guimarães, que leva o rugby a milhares de crianças que de outra forma não teriam oportunidade de contactar com a modalidade, teve início no ano letivo de 2019/20 e decorrerá até ao final deste ano. Nuno Vaz tem em mãos a coordenação de todo o projeto e Isaías Carvalho e Pedro Silvério Cunha têm a missão de levar o rugby até às crianças dos vários agrupamentos escolares. Este mês de janeiro o – GRUFC vai à escola – andará pelas escolas de Nespereira, Gondar, Santiago de Candoso/S. Martinho, Polvoreira, Urgezes, Pevidém e ainda no Colégio do Ave e Agrupamento de Escolas João de Meira.
Os diferentes projetos já estão a dar os respetivos frutos, pois os Grufinhos, escalão mais jovem do GRUFC, dobraram o número de atletas inscritos em relação à época anterior e ainda a época só vai a meio.
As escolas interessadas em abraçar esta iniciativa podem contactar o clube através dos meios disponíveis no site oficial em: www.guimaraesrugby.pt .

